terça-feira, 28 de setembro de 2010

A importância de sermos habitação do Espírito Santo [ Parte I ]





Lembro-me sempre de uma música que diz: Eu quero ser o lugar, onde Você gosta de estar; eu quero ser Tua casa favorita, quero ser o Teu altar!
Quantas vezes cantamos isso da boca para fora, como muitas outras músicas, mas apenas falamos, e isso não se torna verdade em nós!? Mas isso tem um motivo: cantamos com a nossa alma, não verdadeiramente com o espírito!
Tudo que recebemos na alma passa, mas aquilo que recebemos no espírito permanece, pois nosso espírito é eterno, assim como nosso Pai é!

"Porque o que semeia para sua própria carne da carne colherá corrupção [coisas terrenas; passageiras]; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna." [Gálatas 6:8]

Tudo que geramos na alma passa, mas aquilo que geramos no espírito pelo Espírito nos traz alegria [Gálatas 5: 22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio].
A bíblia nos traz experiências de frutos gerados pela carne, alma, e frutos gerados pelo Espírito no espírito.
Gálatas 4: 23 diz: mas o da escrava nasceu segundo a carne; o da livre, mediante a promessa.
vers. 29 diz: como, porém, outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, ...
Tudo que geramos pela alma, carne, isso nos traz problemas, consequências. Observe a atitude de Abraão o que causou: descendentes de Ismael causam problemas até hoje.
Podemos observar os dias de hoje também, quantos frutos geramos através de sentimentos, desejos, e temos consequências trágicas por isso. Seja um casamento frustrado, filhos sem pai, bens que adquirimos e que não temos condições de ter, e muitos outros exemplos, e em todos esses, qual ganho nos é dado? Apenas frustração!
Isaque era a promessa para Abraão, mas por não ter paciência de esperar Abraão gerou Ismael.
Temos que esperar e descansar no que Deus nos diz. Se Ele nos diz NÃO é não; se Ele nos diz SIM é sim. Vamos esperar e descansar na promessa do Senhor! Lembrando que só Ele sabe o que é melhor para nós [ A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita – Rm 12: 2b ] ; vamos descansar na vontade de Deus então!
Só podemos alcançar a promessa de Deus fazendo a Sua vontade e não a nossa [ Hebreus 10:36 – Com efeito, tendes necessidade de perseverar, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. ]
Pensando sobre gerar frutos, me pergunto: como gerar frutos pelo Espírito e não na carne?
A Palavra nos diz que somos habitação do Espírito Santo em I Coríntios 6: 19 – Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? , e em  I Coríntios 3: 16 – Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?,e temos Ele dentro de nós desde o momento em que cremos em Jesus já somos selados com o Espírito Santo, pois em Efésios 1:13 nos diz: em quem vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da salvação [ Jesus ], tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa, ou seja, desde o momento em que recebemos Jesus e Nele cremos, somos marcados com o Espírito, passamos a ser habitação Dele, e isso faz toda a diferença quando o deixamos tomar conta dessa morada, que somos nós! Oh Glory!
É sobre isso que eu gostaria de compartilhar, pois essa foi a resposta da minha pergunta acima, como gerar frutos pelo Espírito e não na carne?
Só podemos gerar fruto pelo Espírito quando deixarmos Ele se manifestar em nós aquilo que realmente Ele é!
O Espírito Santo veio para fazer morada em nós, e não pairar como diz em Gênesis 1:2b – e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas; não veio também para nos fazer uma visita, assim como era no antigo testamento, mas veio para habitar em nós!
Alguns homens do antigo testamento tiveram o privilégio de ter o Espírito de Deus por alguns momentos, como por exemplo Sansão; ele era “visitado” pelo Espírito e realizava grandes feitos, mas nós temos um superior privilégio, o de ser morada do Espírito! Não é maravilhoso saber disso? Saber que o Espírito não vem fazer uma simples visita, mas vem morar, habitar em nós!
Habitar fala de intimidade, relacionamento, pois aquele que visita uma casa não sabe a intimidade da casa, mas aquele que mora na casa sabe o que tem e o que não tem na casa, ou seja, ele simplesmente habita, não visita, sabe o que tem em cada cantinho, até aquela sujeirinha escondida debaixo do tapete, o que geralmente a visita não vê!
O Espírito esquadrinha cada cantinho da morada, e quando oramos em línguas [ Judas 20 ], Ele vai tirando toda sujeirinha que há em nós, pois Ele sim sabe orar como convém [ Romanos 8: 26 ], Ele sim consegue ir onde não conseguimos chegar; só pelo Espírito podemos conseguir!
O Espírito Santo é aquele que estava desde o princípio, [ Gênesis 1:26 - façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança; ]; o Espírito Santo é aquele que nos revela os pensamentos de Deus, aquilo que outrora estava em oculto [ I Coríntios 2: 6-16 ]; o Espírito Santo é aquele que nos guia e nos anuncia o que há de vir [ João 16: 13 ]; o Espírito Santo é aquele que nos consola [ João 14: 16 ]; o Espírito Santo é aquele que nos santifica [ II Tessalonicenses 2: 13 ], pois sem santidade nós não veremos a Deus [ Hebreus 12: 14 ]; enfim, o Espírito Santo é tudo o que precisamos; é aquele que nos conecta à Deus! Aleluia!
É o próprio Espírito Santo que faz a diferença em nós!
Quando somos guiados pelo Espírito, geramos pelo Espírito no espírito!
Aquele que é guiado pelo Espírito faz o que é contrário a carne [ fruto da carne - Gálatas 5: 19-21 ]; mas aquele que é guiado pelo Espírito produz o fruto do Espírito [ Gálatas 5: 22,23 - Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio ]
Pare alguns minutos e analise sua vida. O que você tem produzido tem refletido amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé [ fidelidade ], mansidão, domínio próprio? Se não, comece a buscar com intensidade o Espírito Santo, ore em línguas, pois quanto mais você O buscar, mais Dele você terá, e mais frutos você irá gerar pelo Espírito, pois o fruto do Espírito é o sinal da manifestação Dele em nós!
Seja verdadeiramente uma habitação do Espírito de Deus!
Seja o lugar onde Ele gosta de estar; busque ser Sua casa favorita!

" Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. " [ Gálatas 5:25 ]

" Se temos vida no Espírito, pratiquemos também no Espírito! "


Deus os abençoe!
Grande abraço
Késia Garcia

2 comentários:

  1. Glória a Deus pela palavra revelado fluindo em sau vida, que ela seja viva ao ponte de desejar pratica-la todos os dias.
    Dedique-se a prática e aprimore sua sensibilidade as coisas do Espírito, vamosm prosseguir na caminhada de verdadeiramente ter um vida no Espírito.
    Amo sua vida s2

    ResponderExcluir
  2. Mana continue assim, firme e forte e Deus te usará sempre vc é um canal de DEUS aqui na Terra, lembre-se estamos somente de passagem somos um cidadão do céu!
    bjo
    Murilo Flores

    ResponderExcluir