sábado, 9 de outubro de 2010

Que tipo de TERRA você é !?



Que tipo de TERRA você é!?
Em Gn 2: 7 diz que o Senhor formou o homem do pó da terra [ TERRA ].
Somos Terra antes de mais nada, entre outras comparações que o Senhor faz, somos Terra.
Minha pergunta é: Que tipo de TERRA temos sido?
Em Isaías 61: 11 diz que tudo que se semeia na terra irá brotar, germinar, então é uma lógica, irá brotar. [Is 61:11 - Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.].
Na bíblia temos 4 exemplos de TERRA, e quero compartilhar algumas coisas com vocês.
Mateus 13 relata a parábola do semeador, onde nos mostra como a Palavra de Deus é recebida em vários tipos de Terra ( coração ).

” Bôra” lá meditar um pouco!

A Palavra diz que o Semeador saiu a semear, ou seja, o Senhor saiu a lançar a Sua Palavra e encontrou alguns tipos de Terra, onde em todas receberam a semente [Palavra].

1ª BEIRA DO CAMINHO.
Mateus 13: 4 - e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram.
A semente foi lançada e caiu à beira do caminho;
Lucas 8: 5 - Saiu o semeador a semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram.
Nesse versículo diz que a semente foi pisada. Nada que se semeia na beira do caminho nasce, pelo contrário, esse tipo de terra não brota porque não é um tipo de TERRA boa para se plantar.
Imagine você uma estrada de terra, onde passam carros, carroças [ meio antigo isso, rs ], bicicletas, enfim, nada nasce, pelo contrário, antes mesmo que nasça vem os nossos amigos passarinhos e ai já era, adeus semente.
Assim é esse tipo de terra quando a Palavra de Deus é lançada, vem o maligno, diabo, e rouba a palavra que foi semeada [Mateus 13: 19 - A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho.], antes mesmo que ela penetre em nossos corações e faça divisão entre corpo, alma e espírito [ Hebreus 4: 12 ], o que é do corpo, o que é da alma e o que é do espírito, isso nos fala sobre discernimento, satanás vem e rouba aquilo que Deus nos revelou na Palavra, nos impedindo de praticar e de gerar vida em nossas vidas.

2ª SOLO ROCHOSO/SOBRE A PEDRA
Mateus 13: 5 - E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda;
Esse tipo de terra não tem profundidade, é rasa. O que se semeia até brota, mas quando exposta ao sol, a semente queima, pois não tem raízes profundas, o que é necessário para que brote saudavelmente a semente, pois é da raiz que vem a água, os nutrientes que a alimentam e a faz crescer e gerar frutos.
A palavra diz que esse tipo recebe a palavra com alegria [Mateus 13: 20 - E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.]; em Lucas 8: 13 diz que esses não tem raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.
Esse tipo de terra recebe superficialmente, recebem na alma, o que significa que uma hora passa, ficam alegres com palavras edificantes, mas a palavra não penetra, e em seguida vem as contradições da vida que vem de encontro com a palavra de Deus e acabam desviando do foco, tirando do propósito, que é o de gerar.

3ª ENTRE ESPINHOS
Mateus 13: 7 - E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram.
Em Lucas 8: 7 diz que os espinhos crescem com ela, a semente, mas a sufocam.
Essa semente brota, mas os espinhos impedem os frutos dela de amadurecer [ Lucas 8: 14 ].
Mateus 13: 22 diz: E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
O que há no mundo acaba chamando mais atenção e infelizmente impede a semente de gerar fruto. Os prazeres do mundo, vontades, acabam atraindo esse tipo de TERRA, o que não deixa que o Espírito produza Seu fruto [ Gálatas 5: 22,23 ]. Estão recebendo a semente, brotando, mas não produz fruto como deveria, e a palavra diz que a árvore que não produz fruto é cortada e lançada no fogo; é certo que estamos falando da TERRA, então deixe esse assunto para a próxima e vamos fixar na TERRA.
A Palavra que temos ouvido deve fazer efeito em nós, e isso é evidente quando produzimos o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, fidelidade, benignidade, bondade, longanimidade, mansidão e domínio próprio. Esse fato é nítido quando nossas atitudes refletem tais características desse fruto do Espírito!

4ª BOA TERRA
Mateus 13: 8outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, sessenta e a trinta por um.
Essa TERRA é aquele que ouve a palavra e a compreende [ versículo 23 ], e que dá frutos, ou seja, essa TERRA é o tipo que ouve e prática a palavra, não apenas escuta, mas coloca em prática. Isso é andar no Espírito [ Gálatas 5: 25 ]; praticar a palavra.
Tiago 1: 22 - E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Boa TERRA é aquela que coloca em prática aquilo que se aprende, sendo assim produz fruto.
Em Salmos 1: 3 diz: Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.
Essa Terra está junto a correntes de águas, e o que é semeado nessa TERRA produz fruto na estação própria, que quer dizer que no momento de produzir amor você irá produzir amor, quando for necessário produzir mansidão irá produzir mansidão; imagina você quando for necessário produzir amor você produzir domínio próprio? Que proveito isso terá? Por isso, o que é semeado nessa TERRA produz fruto, e produz no tempo certo.
Uma prova que essa TERRA é uma boa TERRA é ver se nela tudo que se semeia brota e produz fruto. E para que produza fruto é preciso ter raízes profundas [ alicerçados na palavra ], nada derruba, permanece sempre firme; vem a tempestade que for, permanece olhando para Jesus!
Um detalhe que quero chamar a atenção é para a corrente de água, pois o versículo de Salmos traz a importância da água para a TERRA alimentar a planta para produzir seus frutos.
A corrente de água aqui que quero chamar a atenção é nosso melhor amigo Espírito Santo. Sem Ele não iremos produzir, não iremos ser uma boa TERRA, sendo consequentemente lançados fora.
Quão importante é ter o Espírito Santo dentro de nós e não sobre, ou nos fazendo uma visitinha as vezes, NÃO! Chega de superficialidade; chega de ouvir e ouvir e não viver; chega de enganarmos nós mesmos. É Ele que produz em nós, então vamos buscá-lo!
Precisamos do Espírito Santo para ser uma TERRA boa, gerar frutos; vamos mergulhar na imensidão que é este rio Espírito Santo! Ele não é limitado. Sempre há mais!
Vamos praticar aquilo que temos aprendido!

Gálatas 5: 25 – Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

Deus abençoe!
Grande abraço
Késia Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário